Carta aberta da ANPEPRO

Curitiba, 28 de Setembro de 2017.

A Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia de Produção (ANPEPRO), por decisão de seu Conselho Deliberativo e Diretoria, vem a público manifestar sua preocupação com os cortes orçamentários nas áreas de educação, ciência, tecnologia e inovação. O contingenciamento dos recursos afeta duramente o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), agência governamental que desde 1951 fomenta a pesquisa científica e tecnológica, e tem papel primordial na formação de pesquisadores brasileiros. O tão almejado desenvolvimento econômico e social do país tem a ciência e a tecnologia entre seus alicerces e, portanto, não se deve comprometer o investimento em tais setores, sob pena de se condenar a nossa sociedade ao atraso definitivo. A soberania do País fica ameaçada quando não se desenvolve pesquisa e inovação. Por tais razões, solicita que o Governo Federal e o Congresso Nacional assegurem os investimentos para o cumprimento dos projetos em andamento, assim como garantam os recursos necessários ao CNPq na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2018.

Prof. Dr. Sérgio E. Gouvêa da Costa

Diretor Presidente (Gestão 2017/2018)

Acesse aqui a Carta Aberta da ANPEPRO na Íntegra