EPPGEP 2018

III EPPGEP 2018 | Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação em Engenharia de Produção

17, 18 e 19 de setembro de 2018  

Florianópolis – SC

 

 

 

EVENTO | FORMATO DO EVENTO | FORMATO DOS ARTIGOS | PREMIAÇÃO | COMITE CIENTIFICO |

DATAS IMPORTANTES |SUBMISSÃO | LOCAL | PROGRAMAÇÃO | JANTAR | INSCRIÇÃO| HOSPEDAGEM

PROGRAMAÇÃO COMPLETA EPPGEP/ENPPEPRO 2018 (Clique aqui)

EPPGEP 2018 – Abstract Proceedings

RESULTADO EPPGEP 2018 (CLIQUE AQUI)

Programação compacta dos eventos EPPGEP e ENPPEPRO 2018 (Clique aqui)

 

O EVENTO

EPPGEP é o Encontro Científico da ANPEPRO, que tem como objetivos: Foco em Pesquisa; Criação de um ambiente de aconselhamento aos alunos de Pós-Graduação; e, Reconhecimento dos alunos de Pós-Graduação em Engenharia de Produção com melhores resultados.

O processo seletivo dos artigos é realizado de forma descentralizada por meio dos Programas de Pós-Graduação (PPG’s), para garantir a seleção dos melhores artigos pelos colegiados dos programas.

  • Cada PPG selecionará até 2 artigos de Mestrado Acadêmico (MA), 3 de Doutorado (DO) e 1 de Mestrado Profissional (MP); além de 2 de Produto Tecnológico (PT), podendo ser MA, MP ou DO.
  • Também poderão participar egressos, desde que tenham sido alunos até o ano anterior do evento, ou seja, que tenham concluído o curso a partir de 2017.
  • Todos os alunos que apresentarem o trabalho no EPPGEP receberão um certificado da ANPEPRO de aluno destaque do PPG, visto que foram selecionados como os melhores do seu Programa e cada Programa Associado tem credenciamento da ANPEPRO.
  • Haverá premiação para o melhor trabalho apresentado por alunos de DO, MA, MP e de PT (que pode ser aluno de qualquer modalidade).

FORMATO DO EVENTO:

  • Sessões para apresentação dos artigos de MA, DO, MP e PT. As apresentações serão de 15 min + 5 min de discussão.
  • Mesa Redonda com palestrantes pesquisadores convidados para realizar a plenária, com atuação internacional (seja Brasileiro ou estrangeiro), comprovada pelo impacto de sua produção e atuação em pesquisa.
  • Reunião de alunos com editor de periódico (plenária com apresentação por editores de periódico ou membros de corpo editorial com papel de editoração) com impacto relevante na área.
  • Sessão Plenária para apresentação de artigos finalistas à Premiação do Doutorado.

FORMATO DOS ARTIGOS:

  • O Formato das submissões será flexível. Será publicada no site do evento apenas os resumos das submissões. Não haverá publicação de artigos, por questões de copyright, para não dificultar a submissão futura em outros veículos de maior relevância que é o foco das ações da ANPEPRO. As submissões podem ser:
    • Completo – DRAFTS para periódicos;
    • Working papers – versão preliminar de futuro DRAFTS para periódicos;
    • Resumos estendidos.
  • O artigo pode ser escrito em inglês ou em português, com exceção para os doutorandos que devem submeter apenas em inglês.
  • Para participar do Prêmio na modalidade aluno Doutorado, o formato do artigo deve ser completo ou working paper. No caso do aluno de doutorado optar por submeter resumo estendido, não concorrerá ao prêmio.
  • O papel do corpo de revisores não será aprovar/reprovar, terá papel de consultoria para publicação em periódico. Será feito um parecer com sugestão de melhorias para submissão a periódico; ou indicar se não tem potencial para tal (nesse caso, sugerir alternativas na linha de trabalho). Será fornecida uma lista de potenciais outlets.
  • O parecer será preparado apenas para aqueles que apresentarem o trabalho no evento, e será entregue apenas no dia da apresentação.
  • Os membros do comitê científico atuarão como editores do artigo, coordenando o processo de revisão para o encaminhamento de um parecer final, ou atuando como revisores. Cada artigo terá pelo menos duas avaliações.
  • Cada artigo de DOUTORADO terá um pesquisador responsável durante o evento, que poderá se reunir com os alunos e dar aconselhamento. Esta atividade funcionará como um ‘Doctoral Consortium’ mais informal.


PREMIAÇÃO:

  • Serão premiados os melhores trabalhos submitidos, que forem apresentados por alunos ou egressos indicados pelos Programas, para as categorias MA, DO, MP e PT.
  • O comitê de premiação, composto por membros do comitê científico e indicados pelo coordenador científico do evento, terá a importante função de realizar a seleção do melhor artigo de MA, MP e PT e também a pré-seleção de cinco artigos finalistas de DO para apresentação em Sessão Plenária. O comitê de premiação irá deliberar a avaliação final dos prêmios, a partir do trabalho submetido e da atuação do candidato(a) na sessão de apresentação. Os prêmios de MA, DO, MP e PT serão anunciados e entregues no Jantar do evento. Os outros quatro finalistas à Premiação do Doutorado que tiverem apresentado na Sessão Plenária receberão menção especial da ANPEPRO.
  • Apenas os candidatos alunos ou egressos indicados pelos Programas serão agraciados com o prêmio. Os trabalhos poderão ter co-autores, mas a participação do candidato no trabalho terá que ser explicitada, indicando sua relevância no processo como autor principal, de forma que permita concorrer ao prêmio. Os co-autores do trabalho (alunos, egressos ou docentes) não receberão menção da ANPEPRO, o que não os impede de mencionar a premiação do co-autor em trabalho que teve sua participação.

PRÊMIO PUBLICAÇÃO ALUNO DE DOUTORADO

UNIFEI – Machine learning techniques applied to improve parallel discrete event simulation optimization. Wilson Trigueiro de Sousa Junior; José Arnaldo Barra Montevechi; Rafael de Carvalho Miranda.

Outros Finalistas:

PUC-RIO – Dynamic Associations Between GDP and Crude Oil Prices in Brazil: Cycles, Regime Switches and Nonlinear Causality. Erick Meira de Oliveira; Fernando Luiz Cyrino Oliveira.

UFSC  – Stakeholder pressure influence in ISO 50001 diffusion over different size enterprises. Camila C. C. dos Reis; Lívia M. M. Benvenutti; Lucila M. S. Campos; Mauricio Uriona Maldonado.

UFPE  – A Value-Based Decision Methodology to Assist Participatory Water Management. Marcella Maia Urtiga; Danielle Costa Morais.

PUC-PR  – A Novel Multi-Objective Framework for Ensemble Generation in Supervised Learning Tasks. Victor Henrique Alves Ribeiro; Gilberto Reynoso-Meza.

Menção Especial aos melhores de cada Sessão Temática – DOUTORADO

Sessão Temática – DO1 (Models’ Development). UFPE – A multi-objective model to evaluate maintenance policies for protection systems subject to imperfect maintenance. Alexandre R. Alberti; Cristiano A. V. Cavalcante

Sessão Temática – DO2 (Productive Systems). PUC-RIO – Collaboration in the disaster response – a framework and an aplication. Tharcisio Cotta Fontainha; Adriana Leiras; Luiz Felipe Scavarda

Sessão Temática – DO3 (Manufacturing Studies). PUC-RIO – Evaluation of the execution of a sepsis clinical pathway in the emergency department through process mining techniques. Ricardo Alfredo Quintano Neira; Gert-Jan de Vries; Erin Stretton; Bruno Franco Mazza

Sessão Temática – DO4 (Supply Chains Issues). UFSC – Big Data and Business Analytics in Supply Chains. Marina Meireles; Djonathan de Oliveira; Enzo Morosini Frazzon; Mauricio Uriona Maldonado

Acesse aqui a relação de alunos de Doutorado participantes do III EPPGEP 2018, selecionados como os melhores alunos dos seus respectivos Programas de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, reconhecidos pela ANPEPRO como alunos destaque.

PRÊMIO PUBLICAÇÃO ALUNO DE MESTRADO ACADÊMICO

UFF – An exact approach for a multiple allocation hub-andspoke network protection problem. Hugo Quadros; Marcos Costa Roboredo; Artur Alves Pessoa.

Acesse aqui a relação de alunos de Mestrado Acadêmico participantes do III EPPGEP 2018, selecionados como os melhores alunos dos seus respectivos Programas de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, reconhecidos pela ANPEPRO como alunos destaque.

PRÊMIO PUBLICAÇÃO ALUNO DE MESTRADO PROFISSIONAL

UFRGS – Fluxo do compartilhamento de conhecimento durante o desenvolvimento colaborativo de novos produtos. Matheus Kleber; Néstor Fabián Ayala; Alejandro Germán Frank.

Acesse aqui a relação de alunos de Mestrado Profissional participantes do III EPPGEP 2018, selecionados como os melhores alunos dos seus respectivos Programas de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, reconhecidos pela ANPEPRO como alunos destaque.

PRÊMIO ALUNO COM PRODUÇÃO TECNOLÓGICA

PUC-RIO – Supply Performer: uma ferramenta de avaliação baseada no modelo SCOR. Keila Panza Baesso; José Roberto Blaschek; Antônio Márcio Tavares Thomé.

Acesse aqui a relação de alunos com produção Tecnológica participantes do III EPPGEP 2018, selecionados como os melhores alunos dos seus respectivos Programas de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, reconhecidos pela ANPEPRO como alunos destaque.

COMITÊ CIENTÍFICO DO EVENTO:

Horácio Hideki Yanasse (Coordenador do Comitê Científico) (UNIFESP)
Danielle Costa Morais (Vice-Coordenadora do Comitê Científico) (UFPE)
Adiel Teixeira de Almeida (UFPE)
Afonso Carlos Corrêa Fleury (USP/SP)
Anderson Paulo de Paiva (UNIFEI)
Antonio Fernando Branco Costa (UNESP/GUAR)
Antonio Galvão Naclerio Novaes (UFSC)
Aurelio Ribeiro Leite de Oliveira (UNICAMP/LI)
Caroline Maria de Miranda Mota (UFPE)
Cristiano Alexandre Virgínio Cavalcante (UFPE)
Cristina Gomes de Souza (CEFET/RJ)
Débora Pretti Ronconi (USP)
Denis Borenstein (UFRGS)
Eduardo Uchoa Barboza (UFF)
Elton Fernandes (UFRJ)
Eugenio Kahn Epprecht (PUC-RIO)
Flávio Sanson Fogliatto (UFRGS)
Helder Gomes Costa (UFF)
João Carlos C. B. Soares de Mello (UFF)
Jorge Muniz Júnior (UNESP/GUAR)
José Geraldo Vidal Vieira (UFSCar)
Julio Cezar Mairesse Siluk (UFSM)
Linda Lee Ho (POLI-USP)
Lucila Maria de Souza Campos (UFSC)
Luiz Antonio Nogueira Lorena (UNIFESP)
Luiz Cesar Ribeiro Carpinetti (USP/SC)
Luiz Felipe Roris Rodriguez Scavarda do Carmo (PUC-RIO)
Marcelo Embiruçu (UFBA)
Marcelo Seido Nagano (USP/SC)
Marcos Pereira Estelita Lins (UFRJ)
Mário Otávio Batalha (UFSCAR)
Martín Gómez Ravetti (UFMG)
Maurício Cardoso de Souza (UFMG)
Michel Jose Anzanello (UFRGS)
Miguel Afonso Sellitto (UNISINOS)
Miriam Borchardt (UNISINOS)
Mischel Carmen Neyra Belderrain (UNIFESP)
Moacir Godinho Filho (UFSCAR)
Nei Yoshihiro Soma (ITA)
Osíris Canciglieri Junior (PUC/PR)
Paulo Augusto Cauchick Miguel (UFSC)
Pedro Paulo Balestrassi (UNIFEI/MG)
Reinaldo Castro Souza (PUC-RIO)
Sergio E. Gouvea da Costa (PUCPR/UTFPR)
Tarcísio Abreu Saurim (UFRGS)

DATAS IMPORTANTES:

Submissão dos DRAFTS selecionados pelos PPG’s até 28 de maio de 2018  08 de junho de 2018.

Resultado e Programa preliminar até 15 de junho de 2018.

Registro no evento até 31 de julho de 2018.

Programa final até 10 de agosto de 2018.

Evento:  17 a 19 de setembro de 2018.

LOCAL DE REALIZAÇÃO:

Local: Centro de Eventos da UFSC

Endereço: R. Eng. Agronômico Andrei Cristian Ferreira, 570 – Carvoeira, Florianópolis – SC, 88040-535.

JANTAR DO EVENTO

O Jantar acontecerá no dia 18/09/2018 das 19h às 22h no Restaurante Versá (Rua Lauro Linhares, 2055, Trindade, Florianópolis, SC) (incluso na inscrição do evento).

SUBMISSÕES:

A submissão será feita pelos Coordenadores dos PPG’s  via email (anpepro@anpepro.org.br). Deverá ser enviada uma carta de encaminhamento, anexando os artigos selecionados pelo seu colegiado.

INSCRIÇÃO NO EVENTO

PARA FAZER O SEU REGISTRO NO EVENTO PREENCHA O FORMULÁRIO ONLINE (CLIQUE AQUI) E ENVIE O COMPROVANTE DE PAGAMENTO PARA anpepro@anpepro.org.br.

VALORES ATÉ 31 de julho/2018
Estudante – R$ 250,00.
Professor – R$ 350,00 (o pagamento da inscrição no EPPGEP garante participação no ENPPEPRO. Pagamento único para os 2 eventos).

PAGAMENTO

Ao finalizar o preenchimento do Formulário de Inscrição será disponibilizado o link para Pagamento.

Informações para Pagamento via Empenho:

    • Razão Social: Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária
    • CNPJ: 83.476.911/0001-17.
    • Endereço: UFSC – Campus Reitor João David Ferreira Lima – Bairro Trindade – Florianópolis – Santa Catarina – Brasil |88040-970 – Caixa Postal 5153.
  • Dados bancários referente ao CNPJ – Nome do banco, agência e conta corrente: Banco do Brasil | 3582-3 | 203142-6.

HOSPEDAGEM

Abaixo listamos algumas opções de hotéis que ficam mais próximos ao local do evento:

 

REALIZAÇÃO:


APOIO:

Logomarca da Capes

Resultado de imagem para logo cnpq